Páginas

domingo, setembro 18

20 de Setembro


O mês de setembro tem uma grande importância para os gaúchos. No dia 20 de setembro, os gaúchos reverenciam a Revolução Farroupilha.
As comemorações da Semana Farroupilha, se estendem até o dia 20, iniciaram quando um grupo de cavaleiros, devidamente pilchados, percorreram as ruas da Capital gaúcha levando a "Chama Crioula", fogo que simbolicamente mantém viva a história rio-grandense. Ao som dos clarins da Brigada Militar, e dos hinos do Rio Grande do Sul e do Brasil, ela chega ao Palácio Piratini, onde acendesse o "Candeeiro Crioulo", abrindo oficialmente a temporada de eventos que mobiliza todos os gaúchos.
A chama, também levada se espalha por todos os recantos tradicionalistas, os representantes dos CTGs - Centros de Tradições Gaúcha, do interior se dirigem à Capital para colher uma centelha da chama simbólica e levá-la aos seus respectivos municípios.
Durante o mês de setembro, as cidades de todo estado abrem os acampamentos, com barracas e galpões de madeira, locais onde encontram-se, CTGs, piquetes e milhares de pessoas, que visitam o local, e celebram a data, ao redor do fogo de chão, com churrasco e chimarrão, poesia, música e dança, relembrando a história e contando causos.
Todos confraternizando, através da cuia de chimarrão, elo afetivo e real da amizade, igualdade e compreensão mútua, enraizando no gaúcho, por instinto e condicionamento, o mais amplo sentido de democracia. 
Como ponto máximo, encerrando as comemorações, os desfiles a cavalo ou em charretes reúnem em todo o Estado milhares de gaúchos.
Em clima de união, de clamor cívico e consciência viva, os gaúchos dão uma profunda demonstração de igualdade, integração do campo e na cidade e de respeito a sua história, reverenciando seus antepassados, unindo gerações e vislumbrando o futuro.
É importante destacar que as comemorações da Revolução Farroupilha integram os rio-grandenses de todas as origens, que, sem abdicar de sua própria cultura, encontram-se perfeitamente integrados.
A Revolução Farroupilha, iniciada em 20 de setembro de 1835, durou cerca de 10 anos, envolveu em sucessivos combates, segundo os historiadores, cerca de 20 mil homens e mulheres em luta, resultando na morte heróica de aproximadamente 3.500 pessoas, em sua maioria revolucionários.
Unindo e mobilizando os farrapos, sob a liderança de homens e mulheres do porte do General Bento Goançalves, Giuseppe Garibaldi, David Canabarro, Antônio da Silva Neto, Domingos Crescêncio e Anita Garibaldi, estava o sentimento de rebeldia contra a centralização do Poder Federal, que se manifestava, de forma especial, na espoliação econômica da região.
Entre as principais causas da revolta, estavam a penalização dos produtos agropecuários, especialmente o charque, com altos impostos e, também, a expropriação e desvio dos recursos acumulados no Estado, até mesmo para pagar dívidas federais junto à Inglaterra.
Além disso, a Revolução Farroupilha transformou-se em um momento de construção e afirmação dos princípios sociais, políticos, econômicos, culturais, e, talvez, principalmente ideológicos, que orientam a sociedade gaúcha até hoje.
O lema dos farroupilhas, escrito na bandeira do Rio Grande do Sul - Liberdade, Igualdade, Humanidade – é a certeza de que, juntos, podemos transformar tais valores em realidade.

Um pouquinho da história do povo gaúcho,
parabéns não apenas aos heróis que fizeram nossa história, 
mas aqueles que ,
lutam no dia  a dia por um Estado e um País melhor!

2 comentários:

  1. Oi querida!!!

    É uma data muito importante mesmo, muito legal o post!!!

    Bjinhos e tenha uma linda semana!!!

    ResponderExcluir
  2. li!!!

    20 de setembro para sempre!!!

    Bjsss
    Tita

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...