Páginas

segunda-feira, setembro 19

Cais do Porto...


Nos primeiros tempos de Porto Alegre foram sendo construídos sucessivos trapiches, rampas de acesso e pequenas docas de desembarque na região do centro. As primeiras idéias para a construção de um cais estruturado iniciaram no ano  1833, quando a Câmara Municipal aprovou um projeto de alinhamento desde a Ponta do Arsenal (onde hoje fica a Usina do Gasômetro) até o Caminho Novo (atual Voluntários da Pátria), com a construção fracionada a cargo dos particulares possuidores dos terrenos na testada do futuro cais. Contudo, este projeto, não frutificou.




A primeira porção do porto foi construída apenas na década de 1850, acompanhando a construção do Mercado Público de Porto Alegre, e que se resumia em uma doca de atracação em pedra, mas de limitada utilidade por suas pequenas dimensões.
A partir da realização de obras de sinalização da Lagoa dos Patos, com a construção dos seus faróis, o porto de Porto ALegre começou a ser cada vez mais procurado por embarcações nacionais e estrangeiras e como estação central no sistema de navegação fluvial da bacia do Guaíba, e com esta demanda crescente os trapiches e pontes se multiplicaram. A necessidade de se construir um cais adequado já era sentida com intensidade. A partir da realização das obras na barra da Lagoa dos Patos, em Rio Grande, resultando na almejada abertura da navegação de grande calado no estado, o governo estadual procedeu ao planejamento efetivo da construção de um porto compatível com o grande movimento que já existia.




As obras foram iniciadas em 1911,  sendo paralisadas até 1919, apos idas e vindas do governo o porto ficou pronto no ano de 1962. Hoje esitem projetos de revitaliazação para um melhor aproveitamento dos espaços do porto, afinal ele conta com a vista privilegiada do nosso querido Guaiba.
Para quem tiver mais tempo, ainda pode aproveitar e fazer um passeio de barco!



5 comentários:

  1. Uix, tá tãooo sozinha...!!!

    bjkas flor

    ResponderExcluir
  2. Lindas as fotos, amei!
    Estou amando e seguindo fielmente o seu blog :)
    Ei, ta rolando sorteio de um mini quit pra unhas + gloss da Bourjois! Vale muuuito a pena participar!: http://www.enteddyada.com/2011/09/primeiro-sorteio-do-blog-quit-borjouis.html
    Beijos e boa sorte no sorteio!

    ResponderExcluir
  3. Oi querida!!!

    Que lugares lindo você mostra sempre pra gente, eu tenho muita vontade de conhecer tudo aí!!!

    Bjinhos e tenha um lindo dia!!!

    ResponderExcluir
  4. Adorei o look e lugar!
    Beijos

    www.decaronanamoda.com

    ResponderExcluir
  5. Li!!!

    Tudo lindoo

    bjsss

    Tita

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...