Páginas

quinta-feira, dezembro 15

Mercado Público...


O atual prédio do Mercado Público de Porto Alegre, foi entregue á população em 1 de janeiro de 1870 e contava com apenas um andar e a parte interna arborizada. Em outubro de 1909 começou a construção do segundo andar, com a obra ainda em execução, um incêndio que começou na madrugada do dia 5 de junho de 1912 e destruiu a parte interna do Mercado. Segundo o vigia da época o incêndio teria sido provocado por um gato, que derrubou um vidro contendo querosene próximo a uma lamparina. As bancadas do térreo foram reconstruídas em ferro e cimento e o segundo piso foi concluído no primeiro semestre de 1913.




Apesar de algumas tentativas de demolição, o Mercado Público resiste até hoje com suas fachadas externas originais. Na década de 70 o Mercado Público abrigou restaurante Treviso, que funcionava 24 horas e se tornou um dos principais pontos boêmios da cidade, o local mantinha uma cadeira pendurada no salão do restaurante, a cadeira foi usada pelo cantor Chico Alves em uma visita realizada ao local no ano de 1932. A cadeira permanece até hoje até hoje no salão do restaurante Gambrius, que além da cadeira, herdou o titulo de restaurante mais antigo do Mercado Público

Imagem: Internet



Na primeira metade da década de 90, o Mercado passou por uma grande reforma, que durou cinco anos e modernizou os equipamentos do prédio. O Mercado ganhou colunas e telhados novos e duas escadas rolantes, muito discretas não tem a mesma projeção que em um shopping. Em alguns pontos do Mercado ainda encontram-se placas antigas com ameaças de multas aos usuários.



O Mercado Público é um local em que a população encontra os mais diversos produtos, consegue associar o antigo e o novo sem perder as suas características.

6 comentários:

  1. Oi Anne, tudo bem? Bacana teu post sobre mercado público. Quando vou nas Capitais é passada certa. Adoro o colorido, os cheiros e produtos. Infelizmente o mercado daqui (Floripa) não é como os demais. É mais comércio com pouca diversidade de produtos naturais.

    Bom restinho de semana e eutimia

    ResponderExcluir
  2. Quantas fotos lindas! Adorei!
    Obrigada pela visitinha no blog!
    Beijos, Jú

    www.juliananegrelli.blogspot.com
    www.juliananegrelli.tanlup.com

    ResponderExcluir
  3. Adorei teu post! Dias desses, ainda estive falando sobre ele, quero um dia conhecer. Imagino a diversidade de produtos, além da arquitetura, riquíssima!

    Beijos!

    http://seguindotendencias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. me ha encantado el post, sobre todo porque he estudiado turismo y estas cosas me interesan mucho!

    beijos!

    ResponderExcluir
  5. ...sou doida pra conhecer esse mercado publico!!
    Alguns amigos me disseram que é ótimo!
    Bjs So

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Uma sexta-feira cor de arco-iris pra vc :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...